O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, chegou à Flórida na sexta-feira (29) para um jantar com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua propriedade em Mar-a-Lago. A reunião ocorre no contexto das ameaças de Trump de impor novas tarifas sobre as importações canadenses, o que preocupa especialistas quanto ao impacto nos consumidores dos EUA.
No início da semana, Trump surpreendeu ao anunciar tarifas de 25% sobre as importações do México e Canadá, e de 10% sobre produtos da China, justificando a medida como forma de combater o tráfico de drogas e a migração ilegal. Biden alertou que essa ação poderia prejudicar as relações entre Washington, Ottawa e Cidade do México.
Para o Canadá, as novas tarifas representam um grande risco, considerando que mais de 75% das exportações canadenses foram para os EUA no ano passado, o que equivale a cerca de US$ 423 bilhões. Além disso, aproximadamente dois milhões de empregos no Canadá dependem do comércio com os Estados Unidos. Diante desse cenário, o governo canadense está avaliando possíveis tarifas retaliatórias contra os EUA, caso as ameaças se concretizem, afirmou uma fonte do governo.
Comentários Facebook