Bahia tem média de 4,1 mil órfãos por ano desde 2021, dizem cartórios

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Crianças órfãs

Um levantamento feito pelos Cartórios de Registro Civil do país revelou que mais de 4,1 mil crianças e adolescentes até 17 anos ficaram órfãos de pelo menos um dos pais a cada ano na Bahia desde 2021. A pesquisa apontou que a pandemia da COVID-19 foi responsável por cerca de 1/7 desses casos, o que equivale a 527 órfãos na Bahia devido à doença em um total de 3.712 órfãos.

A Covid-19 pode ter deixado até 1.631 crianças e adolescentes sem um dos pais somente este ano. Os dados consideram o período de 2021 a 2024 e mostram o cruzamento dos CPFs dos pais nos registros de óbitos com os registros de nascimento dos filhos, permitindo um cálculo preciso do número de órfãos a cada ano. Até meados de 2019, não era obrigatório incluir o CPF dos pais nos registros de nascimento.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg-BA), Daniel Sampaio, destacou a importância do levantamento como forma de fornecer informações confiáveis sobre a orfandade no estado e direcionar políticas públicas para apoiar essas crianças e adolescentes necessitados.

Os dados de 2022 mostram 3.876 crianças que perderam pelo menos um dos pais, enquanto em 2023 houve um aumento para 4.521 órfãos e, até outubro de 2024, o número já chega a 4.382, podendo ultrapassar o recorde do ano anterior.

Quando consideradas apenas crianças e adolescentes que ficaram órfãos dos dois pais, os números também variam. Em 2021 foram 72, em 2022, 62, em 2023, 96 e, até outubro de 2024, 83 órfãos. Devido à população, São Paulo é o estado com o maior registro de órfãos no Brasil, seguido pela Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA aprova indicação de Otto Filho ao cargo de conselheiro de TCE-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão nesta segunda-feira (22), a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o...

Otto Filho declara que vai sair da política após assumir cargo no TCE-BA

O deputado federal Otto Filho (PSD) afirmou que deixará definitivamente a política partidária após assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado...

PM encontra bilhete após reforço em Marechal Rondon: “Não aguentamos mais esses vagabundos”

Policiais que atuam no reforço do patrulhamento na região de Marechal Rondon encontraram, nesta segunda-feira (22), um bilhete anônimo com agradecimentos às ações...