Bahia tem média de 4,1 mil órfãos por ano desde 2021, dizem cartórios

Publicado:

Crianças órfãs

Um levantamento feito pelos Cartórios de Registro Civil do país revelou que mais de 4,1 mil crianças e adolescentes até 17 anos ficaram órfãos de pelo menos um dos pais a cada ano na Bahia desde 2021. A pesquisa apontou que a pandemia da COVID-19 foi responsável por cerca de 1/7 desses casos, o que equivale a 527 órfãos na Bahia devido à doença em um total de 3.712 órfãos.

A Covid-19 pode ter deixado até 1.631 crianças e adolescentes sem um dos pais somente este ano. Os dados consideram o período de 2021 a 2024 e mostram o cruzamento dos CPFs dos pais nos registros de óbitos com os registros de nascimento dos filhos, permitindo um cálculo preciso do número de órfãos a cada ano. Até meados de 2019, não era obrigatório incluir o CPF dos pais nos registros de nascimento.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg-BA), Daniel Sampaio, destacou a importância do levantamento como forma de fornecer informações confiáveis sobre a orfandade no estado e direcionar políticas públicas para apoiar essas crianças e adolescentes necessitados.

Os dados de 2022 mostram 3.876 crianças que perderam pelo menos um dos pais, enquanto em 2023 houve um aumento para 4.521 órfãos e, até outubro de 2024, o número já chega a 4.382, podendo ultrapassar o recorde do ano anterior.

Quando consideradas apenas crianças e adolescentes que ficaram órfãos dos dois pais, os números também variam. Em 2021 foram 72, em 2022, 62, em 2023, 96 e, até outubro de 2024, 83 órfãos. Devido à população, São Paulo é o estado com o maior registro de órfãos no Brasil, seguido pela Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de Salvador para além dos trios elétricos: Escolas de samba já deram o tom da folia na capital baiana

O Carnaval em Salvador é comumente visto através da lente dos trios elétricos e da animação típica dos foliões, mas a...

Homem é preso por suspeita de agredir companheira em Camaçari

Na noite de quinta-feira (02), um homem foi detido no bairro Jardim Limoeiro, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, por suposta agressão à...

SMS afirma que caso suspeito de intoxicação por metanol foi encaminhado para análise laboratorial

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) confirmou um caso suspeito de intoxicação por metanol nesta sexta-feira (3). O paciente, que está...