O Canadá está considerando impor tarifas adicionais sobre produtos americanos em resposta à ameaça de Donald Trump de aumentar as taxas aduaneiras sobre os produtos canadenses. Uma fonte do governo informou que Ottawa está avaliando todas as opções, incluindo o aumento de tarifas, e já começou a identificar os produtos que seriam afetados.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, indicou que acredita que Trump cumprirá sua promessa de impor tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá quando assumir o cargo. Essa ameaça também afetou o México, outro parceiro do T-MEC, o acordo de livre comércio da América do Norte. A declaração de Trump é vista por alguns como uma estratégia de negociação.
Trudeau viajou para a Flórida para um jantar com Trump em sua propriedade, no momento em que o presidente eleito promete impor novas tarifas sobre as importações canadenses. Canadá e México estão tentando mitigar o impacto das ameaças comerciais de Trump, que podem afetar os consumidores dos Estados Unidos.
Trump anunciou a imposição de tarifas sobre as importações do México e do Canadá, além de produtos chineses, causando preocupação. Esse cenário representa um desafio para Trudeau, que enfrenta uma eleição em breve com pesquisas desfavoráveis. Durante o primeiro mandato de Trump, os EUA impuseram tarifas sobre aço e alumínio do Canadá, levando Ottawa a responder com medidas similares.
Comentários Facebook