A África do Sul negou que o Brics tenha planos de criar uma nova moeda para substituir o dólar como referência global. O porta-voz do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação, Chrispin Phiri, esclareceu que as notícias sobre uma moeda alternativa são imprecisas, destacando que as discussões entre os países membros visam facilitar transações comerciais utilizando suas moedas locais.
O Ministro das Finanças sul-africano, Enoch Godongwana, reforçou essa posição, afirmando que não há documentos oficiais do Brics discutindo a criação de uma nova moeda de referência. O foco, segundo ele, é incentivar o uso das moedas locais nas trocas comerciais dentro do bloco.
Essas declarações surgem em um cenário de crescente tensão, especialmente após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas de 100% sobre produtos do Brics caso o grupo avance com a substituição do dólar. Trump exigiu um compromisso dos países do Brics em não seguir por esse caminho, alertando que, caso contrário, poderiam perder o acesso ao mercado americano.
Comentários Facebook