Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino, que liberou o pagamento das emendas parlamentares. A decisão foi referendada na noite de terça-feira (3/12), após Dino determinar a liberação das emendas, desde que sigam critérios de transparência e rastreabilidade. Esta medida foi tomada após a sanção de uma lei que buscou corrigir as falhas apontadas pelo STF.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, convocou uma sessão extraordinária do plenário virtual para julgar a decisão de Dino, que é o relator do caso. Além de Dino, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux proferiram votos a favor da decisão.

Na modalidade virtual de votação, os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico do STF, dispensando a deliberação presencial. Em dezembro de 2022, o STF considerou inconstitucionais as emendas conhecidas como RP8 e RP9, levando o Congresso Nacional a aprovar uma resolução para ajustar a distribuição de recursos das emendas. O PSOL, partido que contestou as emendas, afirmou que a decisão ainda não estava sendo cumprida.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, Flávio Dino passou a conduzir o caso. Em agosto deste ano, Dino suspendeu as emendas e estabeleceu critérios de rastreabilidade para os repasses, bem como determinou uma auditoria da CGU nos repasses parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um mês após prisões, mortes em UTI no DF ainda são cercadas de mistério

Um mês após as prisões dos técnicos de enfermagem do Hospital Anchieta acusados de injetar substâncias em pacientes com o intuito de matá-los, algumas...

José Balcázar Zelada é eleito novo presidente interino do Peru

Congresso da Republica do Peru O deputado José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito pelo Parlamento o presidente do Congresso do...

Copa do Brasil: 11 clubes garantem vaga na segunda fase do torneio

Nesta quarta-feira (18/2) foram realizadas 11 partidas pela fase inicial da Copa do Brasil