Lula encaminha ao Senado indicações para a diretoria do BC

Publicado:

Lula encaminha indicações para a diretoria do BC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na quarta-feira (3/12) os nomes dos indicados para a diretoria do Banco Central (BC) ao Senado Federal. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.

Lula indicou sete dos nove membros do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Os outros diretores permanecem da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os indicados são:

  1. Gilneu Vivan, para substituir Otávio Damaso (Diretoria de Regulação);
  2. Izabela Correa, para substituir Carolina de Assis Barros (Diretoria de Relacionamento Institucional); e
  3. Nilton David, para substituir Gabriel Galípolo (Diretoria de Política Monetária).

Após as indicações, eles devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ter seus nomes aprovados pelo plenário do Senado. A previsão é que a sabatina aconteça na próxima quarta-feira (11/12).

Se aprovados, os novos diretores assumirão seus cargos no Banco Central a partir de 1º de janeiro de 2025.

Gilneu Vivan é servidor do BC desde 1994, mestre em economia pela UnB e UFRGS. Izabela Correa atua no BC desde 2006, com doutorado pela London School of Economics. Nilton David, que trabalha no Banco Bradesco, é formado em engenharia pela USP.

O atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, se tornará presidente do BC em 2025, sucedendo Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulo Figueiredo torce para que Trump se reúna com Lula

O influenciador Paulo Figueiredo, próximo de Eduardo Bolsonaro, expressou sua torcida para que um encontro entre Donald Trump e Lula aconteça. Ele acredita...

A prova matemática que desmascarou a maior fraude do CNU

Uma coincidência estatisticamente impossível levou a Policia Federal (PF) a descobrir uma fraude no Concurso Nacional Unificado (CNU). Gabaritos idênticos de candidatos aprovados...

Farra do INSS: jovens ricaços dirigem entidades que faturaram R$ 700 milhões

Um grupo de jovens empresários, conhecidos por seus estilos de vida extravagantemente luxuosos em Alphaville, Grande São Paulo, está no centro de uma...