O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na quarta-feira (3/12) os nomes dos indicados para a diretoria do Banco Central (BC) ao Senado Federal. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.
Lula indicou sete dos nove membros do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Os outros diretores permanecem da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os indicados são:
- Gilneu Vivan, para substituir Otávio Damaso (Diretoria de Regulação);
- Izabela Correa, para substituir Carolina de Assis Barros (Diretoria de Relacionamento Institucional); e
- Nilton David, para substituir Gabriel Galípolo (Diretoria de Política Monetária).
Após as indicações, eles devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ter seus nomes aprovados pelo plenário do Senado. A previsão é que a sabatina aconteça na próxima quarta-feira (11/12).
Se aprovados, os novos diretores assumirão seus cargos no Banco Central a partir de 1º de janeiro de 2025.
Gilneu Vivan é servidor do BC desde 1994, mestre em economia pela UnB e UFRGS. Izabela Correa atua no BC desde 2006, com doutorado pela London School of Economics. Nilton David, que trabalha no Banco Bradesco, é formado em engenharia pela USP.
O atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, se tornará presidente do BC em 2025, sucedendo Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro.
Comentários Facebook