A terceira edição do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA) foi iniciada na terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). O projeto tem como objetivo principal estimular a consciência política entre os jovens através da simulação de atividades legislativas e audiências públicas.
A iniciativa é promovida pela Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (Cogepe), em parceria com a AL-BA, e conta com a participação de 63 estudantes das redes pública e privada de ensino, com atividades programadas até a próxima sexta-feira (6).
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, enfatizou a importância do programa durante a cerimônia de abertura. Ela destacou que a iniciativa é estratégica para o Governo Estadual, pois reúne jovens lideranças de toda a Bahia interessadas em debater políticas que possam transformar a vida das pessoas e contribuir para a construção da democracia no espaço escolar.
O deputado Euclides Fernandes, idealizador do DJBA, celebrou o impacto do programa, ressaltando a oportunidade que os estudantes têm de vivenciar e compreender o exercício do mandato de um deputado estadual, incentivando a participação ativa e a simulação do processo legislativo.
Os 63 estudantes participantes foram empossados e receberam seus diplomas, representando diversos segmentos, como estudantes da rede pública, privada, indígenas, quilombolas, Escolas da Família Agrícola e pessoas com deficiência (PCDs).
A deputada jovem, Tamaruhí Tuxá, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, destacou a importância da experiência proporcionada pelo DJBA, enfatizando que é uma oportunidade única para os estudantes aprenderem e crescerem com a vivência legislativa na AL-BA.
Comentários Facebook