Estudo: “fogachos” na menopausa sinalizam maior risco cardiovascular

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



Um estudo recente publicado no Journal of the American Heart Association revelou que os sintomas conhecidos como “fogachos”, comuns na menopausa, podem indicar um maior risco de problemas cardiovasculares.

Esses sintomas são uma resposta automática do corpo a alterações de temperatura devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Eles têm sido associados ao risco cardiovascular, principalmente devido ao impacto no funcionamento interno dos vasos sanguíneos.

Uma pesquisa na Suécia com quase 3.000 mulheres mostrou que aquelas que relataram fogachos mais intensos e prolongados após a menopausa tinham maior probabilidade de apresentar sinais de aterosclerose em exames de imagem.

Embora a reposição hormonal seja eficaz para aliviar os sintomas, seu uso não é recomendado para prevenir problemas cardiovasculares. Mulheres com histórico de certos tipos de câncer, trombose ou doenças cardíacas devem procurar alternativas não hormonais, sob orientação médica.

Por fim, é importante valorizar esses sintomas, já que eles podem servir como indicadores de risco cardiovascular e auxiliar na implementação de medidas preventivas adequadas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram para mais informações sobre o assunto!


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...