Um estudo recente publicado no Journal of the American Heart Association revelou que os sintomas conhecidos como “fogachos”, comuns na menopausa, podem indicar um maior risco de problemas cardiovasculares.
Esses sintomas são uma resposta automática do corpo a alterações de temperatura devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Eles têm sido associados ao risco cardiovascular, principalmente devido ao impacto no funcionamento interno dos vasos sanguíneos.
Uma pesquisa na Suécia com quase 3.000 mulheres mostrou que aquelas que relataram fogachos mais intensos e prolongados após a menopausa tinham maior probabilidade de apresentar sinais de aterosclerose em exames de imagem.
Embora a reposição hormonal seja eficaz para aliviar os sintomas, seu uso não é recomendado para prevenir problemas cardiovasculares. Mulheres com histórico de certos tipos de câncer, trombose ou doenças cardíacas devem procurar alternativas não hormonais, sob orientação médica.
Por fim, é importante valorizar esses sintomas, já que eles podem servir como indicadores de risco cardiovascular e auxiliar na implementação de medidas preventivas adequadas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram para mais informações sobre o assunto!
Comentários Facebook