PF deflagra operação de combate ao tráfico de animais em Lauro de Freitas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Operação Voo Livre II

A Polícia Federal, com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), iniciou a Operação Voo Livre II, nesta quinta-feira (5), em Lauro de Freitas, Bahia. A ação tem como foco o combate ao tráfico ilegal de animais no estado.

A operação é um desdobramento da Operação Voo Livre, onde foram realizados nove mandados de busca e apreensão com o apoio da COPPA/PM, em criadores clandestinos de aves silvestres e exóticas.

Durante as investigações, foi identificada uma associação criminosa entre comerciantes de aves ilegais, da fauna silvestre e exótica, que negociavam animais de difícil reprodução em cativeiro, como Araras e Tucanos. Muitos desses animais são retirados ainda filhotes da natureza para serem anilhados, criados e revendidos.

Hoje, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em outro criador de aves silvestres e exóticas, onde foram analisados os documentos dos animais encontrados e apreendidos os espécimes irregulares.

O tráfico de animais silvestres gera grandes prejuízos à fauna brasileira, causando sérios desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, colocando diversas espécies em risco de extinção. A criação de animais silvestres é permitida apenas quando provenientes de criadores comerciais registrados no IBAMA, com Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Os responsáveis pela comercialização ilegal das aves podem ser acusados de tráfico e maus-tratos de animais, formação de associação criminosa, receptação e falsificação de selo ou sinal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...