Operação da Polícia Federal e CGU combate fraude em licitações nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas

Publicado:

A Operação Rumo e a Operação Prumo, realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (5), investigam fraudes em licitações e favorecimento de empresa nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas, na Bahia.

De acordo com as investigações, a ação visa apreender cerca de R$ 9 milhões obtidos pela organização criminosa por meio de desvios em contratos de transporte escolar e locação de veículos.

Os desvios de recursos públicos eram utilizados para pagamento de propinas a agentes municipais, incluindo os prefeitos das cidades envolvidas. Para dificultar a rastreabilidade dos beneficiários finais e dissimular as fraudes, a organização criminosa utilizava estratégias como depósitos em contas de terceiros.

Além disso, as investigações revelaram conluios entre representantes de empresas e agentes públicos para manipular processos licitatórios, direcionando-os a uma empresa ligada à organização criminosa.

As práticas ilícitas identificadas incluem simulação de cotação de preços para inflar valores de referência, inclusão de cláusulas restritivas à competitividade, contratação de empresas sem capacidade técnica e ajustes nos editais para favorecer a empresa vencedora.

As operações envolvem o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão em diversos municípios da Bahia e de Pernambuco, com a participação de 11 servidores da CGU e aproximadamente 65 policiais federais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homicídios em menos de 24 horas elevam clima de violência em Jequié

Nos últimos dias, Jequié, na região do Médio Rio de Contas, Bahia, tem enfrentado um aumento alarmante da violência. Entre a noite de...

Lula diz que não quer saída de Rui Costa, mas afirma que não impedirá candidatura de ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (8), que não deseja a saída do ministro da Casa Civil, Rui...

Jovem é internado no interior baiano com suspeita de intoxicação por metanol após beber em festa

Um jovem de 24 anos está internado na UPA 24h de Jacobina, na Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi...