Operação da Polícia Federal e CGU combate fraude em licitações nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas

Publicado:

A Operação Rumo e a Operação Prumo, realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (5), investigam fraudes em licitações e favorecimento de empresa nos municípios de Euclides da Cunha e Umburanas, na Bahia.

De acordo com as investigações, a ação visa apreender cerca de R$ 9 milhões obtidos pela organização criminosa por meio de desvios em contratos de transporte escolar e locação de veículos.

Os desvios de recursos públicos eram utilizados para pagamento de propinas a agentes municipais, incluindo os prefeitos das cidades envolvidas. Para dificultar a rastreabilidade dos beneficiários finais e dissimular as fraudes, a organização criminosa utilizava estratégias como depósitos em contas de terceiros.

Além disso, as investigações revelaram conluios entre representantes de empresas e agentes públicos para manipular processos licitatórios, direcionando-os a uma empresa ligada à organização criminosa.

As práticas ilícitas identificadas incluem simulação de cotação de preços para inflar valores de referência, inclusão de cláusulas restritivas à competitividade, contratação de empresas sem capacidade técnica e ajustes nos editais para favorecer a empresa vencedora.

As operações envolvem o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão em diversos municípios da Bahia e de Pernambuco, com a participação de 11 servidores da CGU e aproximadamente 65 policiais federais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende cinco suspeitos de golpes milionários em apartamento de luxo em Feira de Santana

Uma ousada operação da Polícia Civil da Bahia, chamada "Tio Patinhas", desmantelou nesta segunda-feira (21) uma sofisticada organização criminosa que aplicava golpes pela...

Homem condenado por feminicídio é preso em Feira de Santana após nova agressão à ex-companheira

Um homem de 44 anos, condenado a 15 anos de prisão por feminicídio, foi capturado em Feira de Santana. Sua prisão, ocorrida no...

Duas mulheres são atropeladas em trecho da BA-120 no território do Sisal

No último domingo, a tranquilidade de Nordestina, no território do Sisal, foi abruptamente interrompida por um acidente que deixou duas mulheres atropeladas em...