Papa nomeia 21 cardeais neste sábado, incluindo um brasileiro. Confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste sábado (7/12), o Papa Francisco vai nomear 21 novos cardeais da Igreja Católica em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 16h (horário local; 12h no Brasil). Entre os nomeados está o brasileiro Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS).

Os novos cardeais terão direito a voto em um possível conclave para a escolha de futuros papas. Após a cerimônia de nomeação, eles participarão de uma Santa Missa presidida por Francisco no domingo (8/12).

A Igreja estabelece que cardeais com menos de 80 anos possuem direito a voto, e Spengler, com 64 anos, está incluído nesse grupo. Com os novos nomeados, o colégio de cardeais contará com 122 membros, ultrapassando o limite técnico de 120, mas dois integrantes atingirão a idade-limite este ano.

Além de participarem da escolha de novos papas, os cardeais também auxiliam o Papa em assuntos de importância, individualmente e como colegiado, divididos em três ordens: episcopal, presbiteral e diaconal.

Além do representante brasileiro, Francisco anunciou nomeações de países como Argentina, Equador, Peru, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Indonésia, Argélia, Irã, Canadá, Itália, Ucrânia e Austrália.

papa francisco e dom jaime engler 1

Dom Jaime Spengler é catarinense, nascido em Gaspar (SC) em 6 de setembro de 1960. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, conhecida como Franciscanos, em janeiro de 1982. Estudou filosofia e teologia, além de obter doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, na Itália.

Ordenado sacerdote em novembro de 1990, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre por Bento XVI, em 2010. Desde 2013 é arcebispo metropolitano da capital gaúcha e, em 2023, foi eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

Confira alguns dos novos cardeais: Dom Angelo ACERBI, núncio apostólico; Dom Carlos Gustavo CASTILLO MATTASOGLIO, Arcebispo de Lima (Peru); Dom Vicente BOKALIC IGLIC C.M., arcebispo de Santiago del Estero (Primado da Argentina).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centrão indicou maioria do TCU, que agora julgará liquidação do Master

TCU deve fiscalizar liquidação do Banco Master; maioria dos ministros é ligada ao Centrão A atuação do Banco Central (BC) na liquidação do Banco...

Marrocos e Senegal jogam por bicampeonato da Copa Africana de Nações

Na semifinal da Copa Africana de Nações, Senegal eliminou Camarões e avançou à final. Do outro lado, Marrocos passou pela Nigéria e também...

Morre André Miceli, apresentador da Jovem Pan News e especialista em tecnologia, aos 46 anos

O jornalista e apresentador André Miceli, da Jovem Pan News, morreu na noite de sexta-feira (16), aos 46 anos, após enfrentar um câncer...