Fim do regime Assad na Síria está próximo, diz líder de jihadistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles

Abu Mohammed Al-Jolani, líder da recente ofensiva de grupos rebeldes na Síria, se mostrou confiante e disse que o fim do regime de Bashar Al-Assad no país está próximo. A declaração do militante sírio, classificado como terrorista por diversas nações, aconteceu neste sábado (7/12).

“Aos nossos heróicos revolucionários, vocês estão no limiar de Homs e Damasco, e a derrubada do regime criminoso está no virar da esquina”, disse Al-Jolani em um comunicado. “Recomendo a vocês, meus irmãos, misericórdia, bondade e gentileza para com nosso povo nas cidades e vilas em que vocês entram, humildes pioneiros”.

Desde 27 de novembro, o governo de Bashar al-Assad enfrenta o maior desafio na Síria nos últimos anos.

Sob o comando de Al-Jolani, o Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) iniciou uma surpreendente ofensiva contra posições controladas por forças ligadas a Assad no território sírio. O grupo conta com a ajuda de outras organizações jihadistas do país.

Alepo foi o primeiro alvo da ação, chamada pelo HTS de “Dissuasão da Agressão”. Após capturar a segunda maior cidade da Síria, os rebeldes marcharam em direção a outras províncias do país, ganhando territórios e expulsando tropas de Assad dos locais.

Neste sábado, jihadistas tomaram o controle de distritos e vilas próximas a Damasco, e iniciaram um cerco contra a capital síria.

Apesar do risco de ser derrubado do poder, Assad continua em Damasco, segundo comunicado divulgado por seu gabinete presidencial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal impõe prazo de 24 meses para titulação de territórios quilombolas no Recôncavo Baiano

Justiça fixa prazo de 24 meses para titulação de terras de cinco localidades quilombolas em Cachoeira Meta description: Justiça determina que a União e...

Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de desistir do ‘BBB 26’

BBB 26: Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de deixar o programa Em depoimento exibido ao vivo, Pedro admitiu que interpretou mal...

Apesar de rumores, Camilo Santana nega candidatura ao governo do Ceará

Ministro da Educação: Camilo Santana O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que deve deixar o comando do MEC...