Zanin autoriza presidente do TJ-MS voltar ao cargo após afastamento por suspeita de venda de sentenças

Publicado:

O presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, teve autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, para retornar ao cargo. A decisão foi tomada após um inquérito com parecer favorável da Procuradoria Geral da República (PGR). Martins poderá interagir com os demais servidores e não precisará mais usar tornozeleira eletrônica.

O desembargador foi alvo da Operação Ultima Ratio, realizada pela Polícia Federal em outubro, que investiga um possível esquema de venda de sentenças no TJ-MS. A investigação também envolve outros desembargadores do tribunal.

Em relação ao presidente do TJ-MS, foram identificadas movimentações financeiras suspeitas, mas sua defesa conseguiu mostrar que essas transações foram devidamente declaradas à Receita Federal.

Zanin considerou informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que não relatou transações suspeitas envolvendo o desembargador Martins, e não encontrou registros de outras transações fraudulentas que corroborassem com a suspeita inicial da investigação.

Dois desembargadores do tribunal continuam afastados de seus cargos: João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho. O ministro seguiu o parecer da PGR e manteve o uso da tornozeleira eletrônica de ambos, porém permitiu que Sebastião de Moraes Filho voltasse a ter contato com seu filho e retirou o bloqueio de valores acima do estabelecido como garantia do juízo.

Na mesma investigação, Zanin negou o pedido de revogação da prisão preventiva do empresário Andreson de Oliveira Gonçalves ou sua transferência para outro presídio. Segundo a investigação, o empresário teria uma função importante no esquema de venda de decisões judiciais. O ministro permitiu que ele tivesse contato com sua esposa nos dias e horários de visita.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJSP obriga hospital a indenizar família de homem “morto por engano”

Um hospital de Ribeirão Preto, São Paulo, terá que indenizar com...

Em briga de casal, mulher é esfaqueada e agredida com socos; companheiro é preso em Itamaraju

Publicado: 09 Novembro 2025 Um homem de 31 anos foi preso na manhã deste sábado (8) em Itamaraju, acusado de agredir gravemente sua companheira....

Operação do 17º BPM apreende oito motocicletas no distrito de Candiba

Na noite de sexta-feira, o 17º Batalhão da Polícia Militar realizou uma operação de fiscalização no distrito de Pilões, em Candiba. O resultado...