Durante um julgamento em Goiânia, a juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães afirmou que “pessoas brancas com nível escolar elevado” deveriam dar exemplo para a sociedade. A fala aconteceu durante o processo de três réus acusados de tráfico de drogas. Os acusados, dois homens e uma mulher, foram pegos com maconha nos bairros nobres da cidade.
A juíza declarou: “É com muito pesar que vemos, nesse caso, pessoas que vivem nos endereços mais caros da cidade, pessoas brancas com boa formação acadêmica, que deveriam ser um modelo para a sociedade, construindo em prol da sociedade. Não ganhando dinheiro com o tráfico de drogas, visando matar nossos jovens, crianças, adolescentes, querendo destruir intencionalmente nossas famílias”.
Essa não foi a primeira vez que Ana Cláudia Magalhães fez comentários relacionados à cor dos réus em suas sentenças. Em outra ocasião, ela converteu em prisão preventiva um homem acusado de estupro e exploração sexual, destacando sua cor da pele e poder aquisitivo.
A juíza de 57 anos atua na vara de custódia em Goiânia desde 2020, sendo também membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça de Goiás, coordenadora estadual da Audiência de Custódia e do Comitê de Combate à Tortura. Além disso, ela atua como professora e palestrante em diversas instituições de formação de magistrados.

Facebook Comments