Os amigos brasileiros de Gabriel García Márquez

Publicado:


Em uma entrevista, a estagiária de um jornal carioca confundiu Gabriel García Márquez com Marquês. A excentricidade se deu quando ela pediu ao escritor Fernando Sabino para falar sobre o “marquês” que haviam editado, se referindo ao autor de “Cem anos de solidão”.

A editora Sabiá, fundada em 1966 por Rubem Braga e Fernando Sabino, publicou obras de grandes nomes da literatura latino-americana, como Pablo Neruda, Jorge Luis Borges e Mario Vargas Llosa, incluindo a obra-prima de García Márquez, “Cem anos de solidão”.

Segundo Fernando Sabino, García Márquez tinha o hábito de sair para relaxar após escrever, e foi assim que produziu suas grandes obras, incluindo a premiada com o Nobel. Em suas visitas ao Brasil, ficou hospedado na casa de Chico Buarque e Marieta Severo, dentre outros.

García Márquez colecionou amigos no Brasil, como o roteirista Doc Comparato e o tradutor Eric Nepomuceno. Nepomuceno relembra ter emprestado dinheiro para o escritor na falta de troca de câmbio em um hotel. Outra brasileira, Cristina Serra, conseguiu uma entrevista exclusiva com o autor quando era repórter do Jornal do Brasil.

Em sua terceira visita ao Brasil, García Márquez participou de uma mostra de cinema e pretendia encontrar-se com o antropólogo Darcy Ribeiro. O colombiano também era amigo do cineasta Luiz Carlos Lacerda, que recorda um gesto generoso e discreto do escritor com a Escola Internacional de Cinema e Televisão.

Entre suas características, García Márquez era conhecido por sua impaciência com histórias chatas, cortando sem piedade quem não prendesse sua atenção em um curso de roteiro. Essa urgência impiedosa era considerada uma grande lição por Manuela Dias, uma de suas alunas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em greve de fome, Carla Zambelli desmaia antes de audiência na Itália; sessão é adiada para 27 de agosto

Desde o dia 29 de julho, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enfrenta uma dura batalha na Itália, onde está presa. Na última...

Universitário de 20 anos é baleado por policial civil e morre no DF

Na tarde de quinta-feira (14/8), uma tragédia abalou a comunidade do Recanto das Emas, no Distrito Federal. João Gabriel Matos da Silva, um...

Moraes pede que STF agende o julgamento de Bolsonaro para decisão sobre a trama golpista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, que defina a data para...