IBGE calcula que alta de até 0,20% no IPCA de dezembro permitiria inflação de 4,50% no ano

Publicado:



O IPCA saiu de uma elevação de 0,56% em outubro para 0,39% em novembro; a taxa acumulada em 12 meses, porém, acelerou pelo terceiro mês consecutivo, subindo a 4,87% em novembro.

A inflação oficial no Brasil precisaria encerrar dezembro com alta de até 0,20% para que o Banco Central consiga cumprir a meta perseguida para 2024. O cálculo é de André Almeida, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saiu de uma elevação de 0,56% em outubro para 0,39% em novembro.

A taxa acumulada em 12 meses, porém, acelerou pelo terceiro mês consecutivo, subindo a 4,87% em novembro. A meta de inflação perseguida pelo Banco Central em 2024 é de 3,0%, com teto de tolerância de 4,50%. “Uma taxa de até 0,20% em dezembro permitiria uma inflação de até 4,50% no ano de 2024”, disse Almeida.

Em novembro, Almeida frisou que o IPCA mostrou altas de preços em três grupos de despesas, mas quedas nos outros seis. Houve redução ainda no índice de difusão, tanto entre os itens alimentícios quanto nos não-alimentícios. O índice de difusão, que mostra o percentual de itens com aumentos de preços, passou de 62% em outubro para 58% em novembro.

A difusão de itens alimentícios diminuiu de 67% em outubro para 65% em novembro. Já a difusão de itens não alimentícios saiu de 57% em outubro para 52% em novembro. “Tivemos uma inflação mais concentrada do que no mês anterior. A alta de preços foi observada numa menor quantidade de subitens. A inflação foi menos espalhada do que no mês anterior”, apontou o pesquisador.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Haddad afirma que governo criará sistema de crédito voltado para exportação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad,...

Lula assina MP em resposta ao tarifaço de Trump

Em uma ação decisiva contra uma medida de tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaça turbar as exportações brasileiras...

Preços de alimentos caem em julho pelo segundo mês consecutivo, mostra IBGE

Os preços dos alimentos no Brasil tiveram uma queda significativa em julho, marcando o segundo mês consecutivo de recuo após uma longa sequência...