Flávio Dino segue voto de Moraes para condenar Roberto Jefferson no STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Flávio Dino segue voto de Moraes para condenar Roberto Jefferson no STF

O ministro Flávio Dino seguiu o voto do relator Alexandre de Moraes na condenação do ex-deputado Roberto Jefferson no Supremo Tribunal Federal (STF). Dino não questionou o relatório de Moraes e concordou com a condenação de nove anos, um mês e cinco dias de prisão. Até o momento, o placar está 2 a 0 pela condenação.

Alexandre de Moraes detalhou os crimes atribuídos a Jefferson, como atos contra o Estado Democrático de Direito, calúnia, homofobia e incitação ao crime. Além disso, Moraes determinou uma indenização de R$ 200 mil por danos morais coletivos e 120 dias de multa para o réu.

As acusações contra Jefferson incluem incentivo à violência, como a incitação à invasão do Senado Federal e ameaças ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes ressaltou que essas ações representam uma ameaça séria à ordem democrática.

Moraes destacou que Jefferson, aliado de Jair Bolsonaro e ex-presidente do PTB, utilizou recursos do partido para disseminar notícias falsas que visavam minar a independência dos poderes Legislativo e Judiciário, abalando o Estado Democrático de Direito.

Além dos crimes mencionados, Moraes também votou pela condenação de Jefferson por homofobia, citando declarações discriminatórias feitas pelo ex-deputado. Jefferson está preso desde 2023, após confronto violento com a polícia durante sua prisão. Desde junho, ele está internado devido a problemas de saúde.

A ação penal foi iniciada em 2022 com base em provas como entrevistas e vídeos em que Jefferson incitava atos de violência e propagava discursos de ódio. O julgamento aguarda os votos dos demais ministros até sexta-feira.

Caso a condenação seja mantida, Jefferson cumprirá a pena em regime fechado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhada de Nikolas: PRF fala em “risco extraordinário” ao trânsito

A Polícia Rodoviária Federal do Distrito Federal (PRF-DF) monitora a caminhada iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que partiu a pé de...

CFM estuda barrar registro de 13 mil formandos em Medicina após baixo desempenho no Enamed

CFM avalia a elaboração de uma resolução para impedir que mais de 13 mil estudantes do último semestre de Medicina obtenham registro profissional...

Defesa pede regime aberto para chefão da metanfetamina preso em SP

Defesa de Zheng Xiao Yun busca regime aberto após condenação por tráfico em SP A defesa de Zheng Xiao Yun, também conhecido como Marcos...