Justiça torna Caiado e Mabel inelegíveis por oito anos por abuso de poder politico

Publicado:

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás condenou, nesta segunda-feira (9), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e determinou sua inelegibilidade por oito anos por abuso de poder durante as eleições municipais de 2024.

De acordo com a decisão, Caiado usou a sede do governo para realizar eventos de campanha para seu candidato em Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil). A condenação se deu pelos jantares com lideranças políticas que ocorreram entre sete e nove de outubro, logo após o primeiro turno das eleições.

“Restou devidamente provado o abuso de poder político mediante a prática das condutas vedadas imputadas na inicial em razão da reprovabilidade da conduta dos investigados e sua repercussão no contexto das Eleições 2024, que feriu os princípios constitucionais da normalidade e da legitimidade do pleito”, afirma o processo.

No processo, a juíza Maria Umbelina Zorzetti também pede a cassação do prefeito eleito e da vice-prefeita eleita, Coronel Cláudia (Avante), que teriam sido beneficiados pelos episódios.

Caiado e Mabel ainda podem entrar com embargos de declaração no próprio TRE ou recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por esse motivo, o prefeito eleito poderá tomar posse normalmente, uma vez que a perda do mandato só ocorre após o trânsito em julgado do processo.

Em caso de permanência da inelegibilidade de Caiado, o União Brasil terá que escolher um novo nome para concorrer à Presidência da República em 2026, pois o partido planeja oficializar a candidatura do governador em março de 2025.

A oficialização estava marcada para acontecer em Salvador, próxima da data em que Caiado receberá o título de cidadão da Bahia na Assembleia Legislativa. A honraria foi proposta em 2013 pelo atual prefeito reeleito da capital, Bruno Reis, que na época era deputado estadual.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condutor de caminhão diz que carro invadiu pista antes da colisão

O motorista Edideus Bertim, que dirigia o caminhão envolvido no acidente na DF-290, afirmou que um carro, com cinco pessoas a bordo, invadiu...

Dois vizinhos são encontrados mortos com sinais de violência; vítimas estavam em casas diferentes

Na última sexta-feira, no bairro de Ponta Grande, em Porto Seguro, dois vizinhos foram encontrados mortos em suas residências, ambos com sinais de...

“Operação Voo Livre” desarticula tráfico interestadual de animais silvestres

Uma grande ação policial resultou na prisão de quatro pessoas ligadas a um esquema de tráfico interestadual de animais silvestres. A operação, chamada...