A Prefeitura de Salvador formou 80 novos profissionais que concluíram cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo programa Vida Nova. A formatura aconteceu na quarta-feira (11) no Restaurante Popular Vida Nova de Pau da Lima. Os formandos são de áreas como auxiliares de cozinha, corte e costura, preparo de tortas, bolos e salgados.
Além de receberem certificados, os profissionais ganharam kits com materiais essenciais para iniciar suas atividades, como caixas térmicas, jogos de panelas, batedeiras e máquinas de costura.
O prefeito Bruno Reis esteve presente no evento e ressaltou que a estratégia de qualificação do Vida Nova visa promover a autonomia e a dignidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, através de ações voltadas para geração de renda.
“Restaurantes Populares não apenas fornecem oportunidades para as pessoas se alimentarem, mas também se tornaram uma porta de entrada para aqueles que desejam se capacitar. Em parceria com Senai, Senac e Cimatec, já formamos 60 mil pessoas nos últimos quatro anos, um recorde na história da cidade”, afirmou o prefeito.
Para aqueles que desejam empreender, o município disponibiliza o SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, onde é possível se cadastrar como MEI e receber consultoria sobre prestação de serviços ou vendas de produtos. Além disso, é possível solicitar empréstimos pelo CredSalvador para investir em equipamentos ou abrir um negócio próprio.
Os cursos de qualificação são oferecidos pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), como parte do programa Vida Nova, lançado em janeiro de 2024. As capacitações atendem as demandas do mercado de trabalho e impulsionam a economia local, permitindo que as famílias atendidas pelos equipamentos sociais tenham uma melhor qualidade de vida sustentável.
Participam dos cursos os beneficiários de serviços sociais como Cras, Creas, UAI, Centros Pop, pessoas com deficiência e suas famílias, assim como os atendidos pelos programas da Diretoria de Políticas sobre Drogas, como a Moradia Assistida.
Comentários Facebook