Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada recentemente, mostrou que 48% dos eleitores acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro estava envolvido no plano de golpe de estado de 2022. Enquanto 34% descartam a participação do presidente, 17% não souberam responder. Além disso, 51% dos entrevistados acreditam que houve uma tentativa de golpe por parte dos militares, enquanto 38% discordam e 12% não souberam responder.
Em novembro, um policial e quatro membros do exército foram presos sob suspeita de envolvimento em um suposto golpe de estado, planejado para matar o então presidente e vice-presidente eleitos, Lula e Geraldo Alckmin, e o juiz Alexandre de Moraes. Bolsonaro e outras 39 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal por conta do esquema.
Quanto às investigações em torno do ex-presidente, 27% dos eleitores acreditam que ele não está sendo suficientemente investigado, 43% afirmam que a investigação está correta, e 18% acham que está indo longe demais. A pesquisa ainda mostrou que 42% dos entrevistados acreditam que o escândalo enfraqueceu a reputação de Bolsonaro, enquanto 50% não veem impacto significativo e 3% consideram a revelação positiva para sua imagem.
Em relação a Lula, 33% acreditam que a divulgação do plano de golpe afeta positivamente sua posição para 2026, enquanto 51% acham que não faz diferença e 12% acreditam que o escândalo o enfraquece.
No total, a pesquisa ouviu 8.598 eleitores entre os dias 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Facebook Comments