Polícia Federal deflagra Operação GREED para combater conflitos e crimes graves em reserva indígena no Rio Grande do Sul

Publicado:

Operação GREED

Na manhã de sábado (14/12), a Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação GREED para reprimir intensos conflitos e investigar crimes graves na Reserva Indígena do Carreteiro, em Água Santa, no Rio Grande do Sul.

O conflito armado entre dois grupos indígenas rivais pela liderança da Terra Indígena Carreteiro resultou em homicídios, tentativas de homicídio, incêndios criminosos e uso de armmas de fogo de calibre restrito.

A área já foi palco de graves conflitos em 2020 e 2021, e agora muitos dos responsáveis envolvidos nas ações criminosas anteriores estão novamente agindo na região.

Na operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e buscas em Água Santa, Santa Cecília e Passo Fundo. Os presos, todos indígenas, estavam recolhidos no Presídio Regional.

O objetivo da operação é acabar com a violência, coletar informações e reunir provas para identificar todos os envolvidos nos crimes, que incluem homicídio, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndios criminosos e porte ilegal de armas de fogo.

A ação conta com a participação de policiais federais, integrantes do BPChoque e apoio do CRPO Planalto, reafirmando o compromisso das forças de segurança em garantir a ordem e prevenir novas escaladas de violência na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista é preso em flagrante com drogas no Parque Solar Boa Vista, em Salvador

Policiais militares da 26ª CIPM prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Avenida Laurindo Régis,...

PF vê retrocesso em alterações feitas por Derrite no texto antifacção

A Polícia Federal divulgou uma nota nesta segunda-feira, expressando preocupação com as alterações propostas pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP) no Projeto Antifacção em...