Ministério da Justiça vai usar inteligência artificial em presídios

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O Ministério da Justiça e Segurança Pública utilizará tecnologia de inteligência artificial para auxiliar na identificação de armas, drogas e itens proibidos em presídios no Brasil. A pasta adquirirá 80 aparelhos de raios X com essa tecnologia, destinando-os a unidades prisionais em todo o país.

Esses aparelhos terão scanners de inspeção com visão em 3D, e deverão possuir ferramentas de inteligência artificial capazes de detectar objetos proibidos, auxiliando os operadores. A Secretaria Nacional de Políticas Penais realiza pesquisas desde 2014 em inovações para aparelhos de inspeção, e a aquisição atual visa aprimorar o controle de segurança nas prisões.

A tecnologia de inteligência artificial permitirá a identificação rápida e eficiente de materiais ocultos em objetos, como explosivos. Estudos mostram que a precisão nessa detecção chega a 100%, melhorando a segurança nos presídios.

Os aparelhos serão distribuídos em lotes para os diferentes estados e o Distrito Federal, seguindo critérios como necessidade imediata, grau de segurança e riscos associados à falta do equipamento. A compra dos 80 scanners representa apenas 15% da demanda total identificada, devido à falta de fornecedores no mercado.

As unidades prisionais que receberão os aparelhos foram selecionadas com base em critérios específicos, visando melhorar a segurança e controle nas instalações. A Senappen optou por não divulgar o valor da aquisição, para não influenciar a concorrência, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paolla sobre término com Diogo Nogueira: “Falaram que ele me bateu”

Resumo SEO: Paolla Oliveira volta aos bastidores do Carnaval após deixar a Rainha de Bateria da Grande Rio, comenta violência contra a mulher,...

Homem acusado de matar enteada é preso no circuito Barra-Ondina

Um homem, de 50 anos, foi preso por policiais civis no circuito Barra-Ondina, durante o Carnaval de Salvador, na madrugada deste domingo (15)....

A reação de Nikolas Ferreira ao desfile pró-Lula na Sapucaí

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) classificou o desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, realizado no domingo, 15 de fevereiro, como um...