Carla Zambelli, deputada federal pelo PL-SP, fez um apelo nesta segunda-feira (16/12) para que os ministros do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reavaliem com cuidado a decisão de cassar o seu mandato. Zambelli pediu respeitosamente aos ministros que analisem novamente seus votos à luz dos dados e fatos apresentados durante o processo em que teve direito à ampla defesa. A parlamentar fez essa declaração na Câmara dos Deputados.
Na última sexta-feira (13/12), o TRE-SP decidiu pela cassação do mandato de Zambelli e inelegibilidade por oito anos. Atualmente, a votação está em 4 a 0 a favor da condenação, em um total de sete membros na Corte.
A ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta pela deputada Sâmia Bomfim (PSol) e alega que Zambelli cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O julgamento foi suspenso após um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti.
Carla Zambelli afirmou que nunca questionou a democracia, mas sempre defendeu maior transparência no processo eleitoral. Ela também ressaltou que não conseguiu convencer seus eleitores de uma fraude, dado que quase um milhão de pessoas votaram nela em 2022, quando recebeu 946.244 votos.

Facebook Comments