Os últimos semáforos da Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, em Salvador, foram desativados nesta terça-feira (17). Isso aconteceu depois que uma nova passarela foi entregue, conectando os bairros da Paz e Mussurunga.
O superintendente de Trânsito de Salvador, Décio Martins, confirmou a informação. Ele afirmou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Estado autorizou a remoção de uma estrutura metálica que restava e que era utilizada para a travessia de pedestres.
Por conta disso, a prefeitura decidiu remover os últimos semáforos na Paralela. O objetivo inicial era consultar a opinião da comunidade antes de desativar os semáforos, mas sem a passarela provisória, a discussão perdeu o sentido, já que as faixas de pedestres levariam apenas à ciclovia no canteiro central, ao lado do metrô.
Além disso, as faixas de pedestres verdes serão pintadas de preto para evitar confusões. Posteriormente, o local será asfaltado, de acordo com Décio Martins.
A última sexta-feira (13) marcou o desligamento de um dos semáforos e a localização dos equipamentos foi divulgada pelo Bahia Notícias (leia mais aqui).
No decorrer dos anos, o Bahia Notícias mostrou que os pedestres precisavam arriscar-se em estruturas improvisadas para atravessar a avenida, entre as Estações de Metrô da Paz e Mussurunga, instaladas em 2015, quando a Linha 2 do metrô foi inaugurada.
Com a nova passarela definitiva, que custou mais de R$ 16 milhões, os moradores terão acesso facilitado à Rua Luís Eduardo Magalhães, Desembargador Wilde de Lima, ciclovias e uma pista de caminhada no canteiro central. Estima-se que cerca de 20 mil residentes do Bairro da Paz se beneficiarão do equipamento, que também está próximo ao terminal de metrô Bairro da Paz.
Comentários Facebook