A Justiça de São Paulo proibiu a comercialização do vinho “Putos”, lançado pelos humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho. O vinho foi acusado de imitar e satirizar o prestigiado Petrus, vinho de Bordeaux que pode custar mais de R$ 40 mil no Brasil. A juíza Larissa Tunala acatou a ação movida pelo Petrus, que alegou desrespeito à sua marca. A decisão obriga as empresas Porto a Porto e Casa Flora, responsáveis pela importação e distribuição do vinho, a suspenderem a venda do produto com o rótulo atual. Além disso, terão que pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, mais uma reparação material a ser calculada.
Produzido no Alentejo, Portugal, o vinho “Putos” é vendido em versões branco, rosé e tinto. Seu rótulo apresenta caricaturas dos três humoristas, destacando Danilo Gentili, e a frase: “Nunca fomos sem graça. Você que bebeu pouco vinho”. Apesar da defesa alegar originalidade e criatividade no rótulo, a juíza considerou que houve uma clara tentativa de associação com o Petrus, caracterizando concorrência desleal.
A sentença proíbe a venda e a manutenção do produto em estoque com o rótulo atual, mesmo após mudanças anteriores feitas no design. As empresas ainda têm o direito de recorrer da decisão, que destaca a intenção de promover o “Putos” ironicamente em cima da fama do Petrus, usurpando sua reputação no mercado.
Comentários Facebook