Saiba o que muda com a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados

Publicado:


O que muda com a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados

A reforma tributária foi aprovada, após quase oito meses desde o envio pela equipe econômica. O texto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados e passar por modificações no Senado.

O novo Imposto sobre Valor Agregado, que será dual, traz a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o IVA federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o IVA de Estados e municípios. Eles substituirão cinco tributos que incidem sobre o consumo.

Alíquota do novo IVA

A alíquota dos novos tributos foi ajustada ao longo das votações. A redução de exceções proposta na Câmara possibilitou uma diminuição na tributação, estabilizando a alíquota em torno de 28%.

A transição da reforma tributária começará em 2026, com informações a serem prestadas pelas empresas. A tributação efetiva começará em 2027 e será totalmente implementada em 2033.

Benefício para refinaria no Amazonas

A concessão de benefícios à refinaria da Amazônia gerou debates, mas foi mantida no texto a pedido do senador Eduardo Braga. Outras alterações feitas pelos senadores, como no saneamento básico, foram rejeitadas.

‘Imposto do pecado’

O Imposto Seletivo, que sobretaxa produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, teve sua lista redefinida. Itens como cigarros, bebidas alcoólicas, veículos e extrativismo mineral estão incluídos.

Profissionais liberais, de saúde e educação

Diversas categorias terão alíquotas diferenciadas, com descontos para profissionais liberais, academias, profissionais da saúde e da educação.

Medicamentos e planos de saúde

A lista de medicamentos isentos foi restabelecida, e empresas poderão se creditar de gastos com planos de saúde coletivos. Os planos de saúde para animais domésticos terão alíquota reduzida.

Nanoempreendedor e motoristas de aplicativos

Foi instituída a figura do nanoempreendedor, com isenção de tributação. Além disso, houve alterações nas definições de receita bruta para motoristas de aplicativos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senadores democratas dos EUA acusam Trump de abuso de poder por tarifas contra o Brasil

Recentemente, onze senadores democratas dos Estados Unidos uniram forças para denunciar um suposto "abuso de poder" do ex-presidente Donald Trump. Em uma carta...

O que são minerais críticos e por que o governo Trump está de olho nas reservas do Brasil?

Os minerais críticos, como nióbio, lítio e terras raras, têm se tornado protagonistas na revolução tecnológica e na transição energética. Esses elementos são...

Governo Lula avalia medidas para proteger empregos frente a tarifas dos EUA

Em um momento crítico para a economia brasileira, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está elaborando um conjunto de medidas destinadas...