Viaturas velhas do Samu quebram enquanto ambulâncias novas ficam paradas
No Distrito Federal, ambulâncias novas do Samu estão paradas por falta de seguro, enquanto viaturas antigas quebram nas ruas, prejudicando o resgate de pacientes. Das 39 viaturas em atividade, 18 estavam desativadas por problemas técnicos recentemente.
Em outubro, uma ambulância antiga quebrou a caminho de uma ocorrência em Santa Maria, causando transtornos aos socorristas que precisaram resolver o problema na rua. Segundo relatos, a viatura apresentava pneus furados, vazamentos e falta de macas adequadas.
Em um raio-x da situação, foi verificado que, das 39 viaturas do Samu, 18 estavam desativadas. As unidades de suporte básico e avançado estavam fora de operação em diversas regiões administrativas do DF, limitando o atendimento à população em geral e a pacientes neonatais.
A deputada Dayse Amarilio ressaltou a constante crise enfrentada pelo Samu, destacando a necessidade de revisão dos contratos de manutenção e a falta de médicos e condutores para as unidades avançadas de suporte.
Diante disso, a Secretaria de Saúde do DF informou que está ciente da situação e que medidas estão sendo tomadas para resolver os problemas nas viaturas do Samu e garantir um atendimento de qualidade à população.
Comentários Facebook