Policial preso tem tia corregedora e acreditava estar acima da lei

Publicado:

O chefe de investigações Eduardo Monteiro foi preso em ação conjunta da Polícia Federal e Ministério Público de São Paulo (MPSP) e acreditava estar acima da lei por ser sobrinho da corregedora-geral da Polícia Civil, Rosemeire Monteiro de Francisco Ibanez. Segundo o pedido de prisão, ele fazia parte de um núcleo criminoso que colaborava com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Monteiro não temia investigações da Corregedoria da Polícia Civil acreditando que sua tia poderia influenciar investigações de infrações funcionais. Ele também teria participado da retirada de nomes de suspeitos de um inquérito policial sobre assassinatos de membros do PCC, incluindo o corretor de imóveis Vinícius Gritzbach.

Gritzbach fez um acordo de delação premiada antes de ser assassinado, o que levou à investigação e prisão de Monteiro, do delegado Fábio Baena, do chefe de investigações Marcelo Marques de Souza e do investigador Marcelo Roberto Ruggieri. O policial civil Rogerinho, cuja prisão foi decretada também estava foragido até então.

Além disso, Eduardo Monteiro é acusado de extorquir criminosos do PCC para evitar investigações por homicídios. Suas ações criminosas aconteceram enquanto coordenava investigações no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, compartilhando informações duvidosas com outros policiais conhecidos da Justiça.

A Operação Tacitus desarticulou a organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em São Paulo, Bragança Paulista, Igaratá e Ubatuba. Os investigados podem pegar até 30 anos de reclusão por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa de Bolsonaro nega uso de redes sociais e solicita esclarecimento sobre decisão de Moraes

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou, nesta terça-feira (22), uma manifestação formal ao Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta à intimação...

Morto aos 76 anos, Ozzy Osbourne era torcedor ilustre do Aston Villa

Ozzy Osbourne, icônico vocalista do Black Sabbath, faleceu na terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos. Desde a fundação da banda em 1968,...

Bolsonaro responde intimação de Moraes sobre entrevista dada na Câmara

No cenário atual da política brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou, nesta terça-feira (22), uma resposta à intimação do ministro Alexandre de Moraes,...