A sede do Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que é um dos maiores da América Latina, foi reinaugurada após passar por uma reforma que custou cerca de R$ 47 milhões. O prédio também abriga a sede do Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA).
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da inauguração e destacou a importância do trabalho da Polícia Civil, considerando-a a melhor do Brasil em termos de esclarecimento de crimes.
O novo prédio, localizado no mesmo endereço da antiga sede dentro do Complexo da PCDF, no Plano Piloto, possui aproximadamente 12 mil metros quadrados, três vezes maior que o anterior, e tem previsão de durabilidade de pelo menos 50 anos.
O local inclui salas para laboratórios de perícia e exames de corpo de delito, cartórios, arquivos, celas, espaços para armazenamento de cadáveres e uma área dedicada ao acolhimento de vítimas de crimes sexuais.
Medidas foram tomadas para garantir que o acesso de vítimas e familiares seja separado do acesso de detentos, evitando possíveis constrangimentos. Além disso, a nova sede conta com uma recepção específica para vítimas de violência sexual e atendimento psiquiátrico.
O secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, elogiou a obra, destacando que o novo prédio proporciona suporte para os serviços prestados pela Polícia Civil.
A reforma foi viabilizada em parceria com o Ministério da Justiça e a Caixa Econômica Federal, sendo que o valor destinado para o novo IML veio de emendas da bancada federal do DF.
Comentários Facebook