Incra cadastra mais de 10 mil famílias em busca de terra em diferentes partes da Bahia; confira as cidades

Publicado:

Famílias em busca de terra na Bahia

Um levantamento realizado pelo Incra identificou 10.587 famílias acampadas em defesa da busca de terra para reforma agrária na Bahia. O cadastramento, realizado entre março e dezembro de 2024, abrangeu 148 acampamentos distribuídos em 23 dos 27 territórios de identidade do estado.

A região metropolitana de Salvador concentra o maior número de famílias acampadas, com 1.517 cadastradas em 12 acampamentos. O Sertão do São Francisco e o Litoral Sul também apresentam um número significativo de famílias em busca de terra, com 1313 e 1119 famílias respectivamente.

Também se destaca pelo contingente, o Vale do Jiquiriçá que apresenta 832 famílias em 12 áreas, boa parte delas nos municípios de Maracás e Planaltino.

O cadastramento na Plataforma de Governança Territorial (PGT) não garante a obtenção imediata de um lote, mas confere pontos adicionais aos inscritos em processos seletivos para assentamentos. Além disso, permite ao Incra mapear a demanda por terra no estado e planejar a criação de novos assentamentos.

O superintendente regional do Incra Bahia, Carlos Borges, ressalta a importância do cadastramento para o planejamento da reforma agrária no estado. “Com esses dados, podemos identificar as regiões com maior demanda por terra e direcionar as ações do governo para atender a essas famílias”, afirma Borges.

No Semiárido Nordeste II, 560 famílias foram cadastradas em 10 acampamentos, distribuídos em cinco municípios. Já a região Sudoeste, em três de seus territórios, 420 famílias, de 11 municípios, tiveram seus nomes lançados na PGT. A maior área está em Ribeirão do Largo, com 100 acampados.

Municípios com maior concentração de famílias acampadas segundo o INCRA:

  • Metropolitano de Salvador: Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Pojuca
  • Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Sento Sé
  • Litoral Sul: Camacan, Arataca, Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Una e Pau Brasil
  • Vale do Jiquiriçá: Maracás e Planaltino
  • Costa do Descobrimento: Itabela

Entretanto, o processo de reforma agrária é complexo e envolve diversos desafios, como a disponibilidade de terras, a regularização fundiária e a infraestrutura dos assentamentos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova operação é deflagrada em Porto Seguro contra suspeitos de integrar facção criminosa

Em um novo capítulo na luta contra o crime organizado, Porto Seguro se torna o cenário de uma poderosa operação policial. Após a...

Menina de 9 anos morre asfixiada quando brincava em rede de balanço no interior baiano

Na noite trágica de quarta-feira, 23, uma brincadeira inocente transformou-se em um pesadelo no bairro Curral Novo, em Jequié, no interior da Bahia....

Anuário da Segurança lista 5 cidades baianas entre as 10 mais violentas do país; Jequié sobe de 3ª para 2ª no ranking

Um retrato alarmante da violência no Brasil foi revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, que coloca cinco cidades baianas entre as...