Câmara conclui votação do PLP do pacote de gastos e revoga o SPVAT

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei complementar (PLP) que define o crescimento das despesas do governo. Agora, a proposta segue para análise do Senado Federal antes do recesso parlamentar que começa na próxima segunda-feira (23/12).

Na terça-feira (17/12), a Câmara aprovou o texto-base do PLP nº 210/24 e uma emenda aglutinativa apresentada pelo líder do governo. A emenda visa combinar propostas para facilitar a tramitação do projeto no Legislativo.

Uma das mudanças da emenda é a revogação do Seguro Obrigatório para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), proposta pelo governo para ampliar os gastos com base no arcabouço fiscal. A medida, que substituiria o antigo DPVAT, foi retirada no texto-base aprovado na Câmara.

Outra alteração no texto permite o contingenciamento das emendas parlamentares não impositivas, limitado a 15% dos recursos das dotações, em conformidade com as normas fiscais. O texto original previa o contingenciamento de todas as emendas sem limitação nas não impositivas.

Além disso, em casos de superávit financeiro em fundos como o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), os recursos podem ser usados para amortização da dívida pública.

O projeto de lei abrange diversos pontos, como o ajuste do salário mínimo, a correção do Fundo Constitucional do Distrito Federal e outros aspectos controversos entre os deputados. É nele que está a definição do crescimento das despesas do governo e outras medidas fiscais importantes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parlamentares do DF enviaram R$ 109 milhões em emendas para Goiás

Parlamentares do Distrito Federal destinaram R$ 109 milhões em emendas para a saúde de Goiás em 2025, segundo o Portal de Transparência do...

Cláudio Tinoco assume coordenação de campanha de ACM Neto e deve abrir espaço para 2° suplente na CMS 

O vereador Cláudio Tinoco (União), atual líder do União Brasil na Câmara Municipal de Salvador (CMS), deve se licenciar de seu quarto mandato...

Carlos Bolsonaro anuncia que participará de caminhada de Nikolas

Carlos Bolsonaro participa da caminhada pela liberdade com Nikolas Ferreira, de Paracatu a Brasília O vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou, na noite desta segunda-feira...