A aprovação do trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) caiu drasticamente, atingindo o nível mais baixo em quatro anos. Segundo a pesquisa do instituto PoderData, apenas 12% das pessoas avaliam positivamente a atuação do STF, comparado aos 18% registrados em junho de 2021.
Por outro lado, o número de entrevistados que consideram o trabalho da Suprema Corte como “ruim” ou “péssimo” aumentou de 42% para 43%. Além disso, 34% dos brasileiros classificaram a atuação dos 11 ministros como “regular”, enquanto 11% afirmaram não saber como responder.
O levantamento, realizado pela empresa PoderData, foi feito entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2024, com 2.500 entrevistados em 192 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.
Em relação aos eleitores de Lula e Bolsonaro, a pesquisa revelou pouca mudança na percepção sobre o trabalho dos ministros do STF. Enquanto 11% dos eleitores de Lula consideram a atuação do STF como “ótima” ou “boa”, a mesma opinião foi compartilhada por 13% dos apoiadores de Bolsonaro.
De forma curiosa, a pesquisa destacou que mais eleitores de Lula desaprovam o trabalho do STF como “ruim” ou “péssimo” do que os apoiadores de Bolsonaro. Entre os eleitores do líder petista, 43% desaprovam a atuação dos ministros, em comparação com 42% dos que votaram em Bolsonaro.

Facebook Comments