Estanozolol: o que é e quais são os perigos do anabolizante

Publicado:

O estanozolol, também conhecido como stano ou pelo antigo nome comercial, Winstrol, é um anabolizante utilizado por pessoas interessadas em definir a massa muscular e queimar gordura. No entanto, é considerado um dos mais prejudiciais ao corpo, pois afeta o equilíbrio do colesterol, o funcionamento do sistema circulatório e a capacidade reprodutiva.

O estanozolol pode levar à hipertrofia do coração, resultando em sobrecarga e aumentando o risco de infarto, além de facilitar a formação de coágulos sanguíneos, aumentando o risco trombótico. Além disso, pode sobrecarregar o fígado.

Desenvolvido para tratar insuficiências venosas, o estanozolol permite maior capilaridade circulatória, estimulando o crescimento muscular. Porém, em altas doses, frequências prolongadas e/ou associado a outros anabolizantes, pode ser fatal, aumentando a possibilidade de infarto e AVC.

O estanozolol é um hormônio sintético derivado da testosterona, podendo ser administrado oralmente ou por injeção. Enquanto promove crescimento muscular, também pode causar efeitos colaterais masculinizantes no organismo.

Criado em 1962, o estanozolol começou a ser comercializado antes de testes clínicos em humanos serem exigidos pela Food and Drug Administration. Retirado do mercado em 1984 devido a complicações de fisiculturistas, retornou em 2003 para tratar angioedema adquirido, sendo novamente descontinuado em larga escala nos EUA em 2010. No Brasil, seu uso humano nunca foi autorizado, sendo indicado somente para uso veterinário.

Nenhum medicamento à base de estanozolol é aprovado pela Anvisa. Desde 2023, o CFM proíbe a prescrição de hormônios anabolizantes para fins estéticos, sendo seu uso restrito a fórmulas manipuladas para casos específicos, como queimaduras graves ou angioedema adquirido.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relembre como foi investigação que provocou a denúncia contra Eduardo

O julgamento da denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) após uma investigação da Polícia Federal (PF)....

Quem é a “advogata” presa com drogas e armas dentro de carro no DF

Uma advogada de 30 anos, identificada como Jéssica Castro de Carvalho, foi presa nesta quinta-feira (13/11) por tráfico de drogas no Distrito Federal....