Ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, foi condenado a um ano de prisão por invadir a Coordenação de Emergência Regional do Leblon durante a pandemia de Covid-19. Monteiro entrou no CTI da unidade sob o pretexto de realizar uma “vistoria”, mesmo depois da negativa da direção do hospital. A defesa informou que ele pretende recorrer da decisão.
A juíza Maria Tereza Donatti afirmou que Monteiro violou os protocolos de saúde ao circular pelo CTI sem autorização e sem conhecimento técnico, expondo pacientes e funcionários ao risco de contaminação. Além da prisão, foi instituída uma pena de 360 dias/multa, que será convertida em prestação de serviços comunitários em regime aberto.
Monteiro está preso desde novembro de 2022 sob acusação de estupro, e teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar anteriormente. Seu advogado alega que todas as ações do ex-vereador foram legais e fundamentadas, destacando que a fiscalização é um dever dos parlamentares. Monteiro nega as acusações de forma veemente.

Facebook Comments