O ex-prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes, foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pela Justiça Federal da Bahia. A condenação se deu por envolvimento em fraudes em licitações de transporte escolar na região do Sisal baiano, descobertas durante a Operação Making Of da Polícia Federal em 2015.
O juiz federal Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia, proferiu a sentença, apontando que o grupo liderado pelo ex-prefeito fraudou pregões presenciais para contratação de serviços de transporte escolar, causando prejuízos que ultrapassaram R$ 978 mil aos cofres públicos da época.
As investigações revelaram um esquema dividido em dois núcleos: um político-administrativo, comandado por Ranulfo Gomes, e outro empresarial. O grupo utilizava empresas de fachada e “laranjas” para simular concorrência nos processos licitatórios.
Os réus foram condenados por fraudar os processos licitatórios por meio de diversas artimanhas, como uso de empresas de fachada, direcionamento dos certames e superfaturamento dos contratos. O desvio de recursos estava destinado ao transporte escolar em um município com baixo índice de desenvolvimento educacional.
Além de cumprir penas privativas de liberdade, todos os condenados terão que arcar com multas e custas processuais. As penas variam de 18 anos e 6 meses em regime fechado para Ranulfo Gomes, a detenções convertidas em prestação de serviços comunitários para outros envolvidos no esquema.
Comentários Facebook