O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada, residência oficial, nesta quinta-feira (26). O encontro durou cerca de uma hora.
Além de Lira, estiveram presentes na reunião o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).
O motivo da reunião não foi divulgado, porém aconteceu logo após uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento de aproximadamente R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não cumpriram critérios de transparência para sua execução. A decisão foi publicada na segunda-feira (23), véspera do feriado de Natal.
Dino também determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal, a pedido do PSOL, baseado em suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos das emendas das comissões permanentes do Legislativo. Recentemente, a decisão de Dino, estabelecendo critérios de transparência e rastreabilidade para a liberação de emendas, foi confirmada por unanimidade pelo STF.
Devido ao encontro com Lula, Lira adiou uma reunião por videoconferência que aconteceria com líderes partidários para discutir as eleições para a Mesa Diretora da Câmara, previstas para fevereiro do próximo ano. O principal candidato à sucessão de Lira é o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que já recebeu o apoio formal de 17 partidos. A definição dos demais cargos para a Mesa Diretora ainda está em negociação entre as bancadas.

Facebook Comments