A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 do IBGE, desacelerou para 0,34% em dezembro, contra 0,62% no mês anterior. No acumulado do ano, a alta foi de 4,71%, acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.
Entre os grupos de produtos e serviços, Alimentação e Bebidas teve a maior variação, com destaque para aumentos em itens como óleo de soja e cortes de carne. Em dezembro, as Despesas Pessoais e os Transportes também registraram alta, enquanto a Habitação teve o maior recuo.
Na divisão de Alimentação e Bebidas, a alimentação em domicílio subiu 1,56%, com aumentos em diversos produtos, mas queda em itens como batata e tomate. Já a alimentação fora do domicílio teve aceleração nos preços de refeições e lanches.
As Despesas Pessoais foram impactadas pelo aumento do cigarro, devido à elevação do IPI. Já o grupo Habitação teve queda devido à redução no preço da energia elétrica residencial, com a mudança da bandeira tarifária para verde.
De acordo com o IBGE, em dezembro, nove das onze capitais pesquisadas tiveram aumento nos preços, com Salvador liderando a alta, impulsionada pelo aumento da gasolina e das passagens aéreas. Brasília foi a única capital com queda nos preços.
No último trimestre, Salvador teve uma inflação de 1,33%, abaixo da média nacional de 1,51%. No acumulado de 12 meses, a inflação na capital baiana foi de 4,67%, contra 4,71% no país.

Facebook Comments