TAGS

86% dos assentados do Rosa do Prado já estão com título da terra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Rosa do Prado é um dos primeiros assentamentos quase totalmente titulado definitivamente na Bahia, nos últimos 20 anos. Das 256 famílias assentadas, 220 receberam os Títulos de Domínio (TDs), o que representa 86% dos beneficiários dessa área de reforma agrária. Ele está situado no município de Prado, na região do Extremo Sul do estado.
Uma equipe do Incra esteve no assentamento na terça-feira (5/10), com o objetivo de finalizar os trabalhos iniciados na quarta-feira (29/09) de obtenção de assinaturas e entrega de uma cópia do título, junto com a planta e do memorial descritivo de cada lote. O documento original será levado em cartório para registro.
Assentamento Rosa do Prado 3
Processo de titulação de assentados no Rosa do Prado
As famílias do Rosa do Prado receberam seus TDs de forma simbólica, na terça-feira (28/09), em Teixeira de Freitas, quando foram entregues os 938 títulos definitivos na Bahia, num evento com o presidente da República Jair Bolsonaro, que marcou o início da agenda de 1000 dias do governo federal.
As famílias ainda festejam a chegada do título e brincam que viraram �??fazendeiros�?�. Mas essa foi uma conquista aguardada por 29 anos, desde os tempos do acampamento. �??Foram muitos anos de espera. Sofremos muito�?�, afirma o assentado Manuel Antonio de Oliveira, 77 anos.
Assentamento Rosa do Prado 2
Titulação está sendo realizada através do Incra/BA
Força-Tarefa: Na verdade, a titulação das famílias engatou com a força-tarefa do Incra no Extremo Sul, iniciada em setembro de 2020, que englobou o Rosa do Prado e mais 11 áreas de reforma agrária da região. Com isso, foram acelerados os serviços de regularização ocupacional, demarcação e parcelamento dos lotes.
As ações sanaram problemas e puseram fim a questões que se arrastavam desde 2013, quando o assentamento foi criado. �??Foi uma ação importante que legaliza a posse definitiva e nos torna dono da terra�?�, assegura o agricultor Carlos Sergio Santos Oliveira, que cultiva mandioca, abacaxi e hortaliças no seu lote.
Planos: A sensação de paz e segurança é a percepção de muitos agricultores ao planejarem o futuro. O casal Marizete de Jesus e Miguel Pereira de Souza espera obter um financiamento para comprar gado. �??Agora temos liberdade dentro de nossa terra�?�, frisa Marizete.
Assentamento Rosa do Prado 1
Assentados exibem o título da terra, por posse no Assentamento Rosa do Prado
Claudionor Pereira dos Santos e a esposa Maria Laudeir Rocha também compartilham ideias semelhantes. �??Somos proprietários�?�, enfatiza Maria. Já Santos planeja conseguir uma linha de crédito para fazer uma irrigação e ampliar a lavoura.
Garantia: Além da segurança para trabalhar e a possibilidade de acesso a novas linhas de crédito, o Título Definitivo garante o direito de sucessão dos filhos. �??Poder ter a certeza de que os meus filhos terão direito ao lote é uma das questões mais importantes�?�, frisa Carlos de Oliveira Barbosa. Santos Oliveira concorda. �??Os filhos e netos terão orgulho de nossa luta�?�, enaltece.
Fotos: Incra/BA / Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Barra do Cahy: Conheça a primeira praia do Brasil e seus encantos

A Barra do do Cahy, local de belezas naturais encantadoras, é uma praia de grande importância histórica por ter sido o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro. Era hora do cair da tarde da quarta-feira,...