Azerbaijão afirma que Rússia prometeu punir os responsáveis pelo acidente com avião da Embraer que caiu no Cazaquistão

Publicado:

O Azerbaijão informou nesta segunda-feira (30) que a Rússia se comprometeu a identificar e punir os responsáveis pela queda do avião da Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro. Segundo o procurador-geral do Azerbaijão, Kamran Aliev, o chefe do comitê de investigação russo, Alexander Bastrikin, afirmou que medidas estão sendo tomadas para responsabilizar criminalmente os culpados.

A Rússia prometeu realizar uma investigação minuciosa sobre o incidente, além das investigações em andamento no Cazaquistão, onde o avião caiu. Moscou não assumiu a responsabilidade pelo acidente que resultou na morte de 38 pessoas, apesar dos apelos das autoridades azerbaijanas.

De acordo com a Procuradoria, a Rússia prestou apoio aos investigadores enviados para Grozny, na Chechênia, de onde o avião tentou pousar duas vezes antes de cair em Aktau, do outro lado do mar Cáspio. As investigações também contam com a participação de profissionais e especialistas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Brasil, país de origem da fabricante do avião, a Embraer.

O Ministério dos Transportes do Cazaquistão anunciou que a comissão encarregada de investigar o acidente partiu para o Brasil com as caixas-pretas, que serão examinadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, afirmou que o avião foi alvo de disparos sobre território russo e pediu desculpas públicas e compensações. Já o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas a Aliev, alegando que os disparos antiaéreos foram realizados em resposta a um ataque de drones ucranianos, sem admitir que atingiram o avião azerbaijano.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Viajar pros EUA vai ficar mais difícil com novas taxas de Trump? Entenda as mudanças

Nos próximos meses, viajar para os Estados Unidos pode se tornar um desafio ainda maior devido a novas regulamentações implementadas pelo governo. A...

Suíça corre para apresentar um ‘oferta mais atrativa’ em resposta à ofensiva tarifária de Trump

Em meio a um cenário econômico tenso, a Suíça se vê diante de um desafio significativo após o anúncio de Donald Trump sobre...

EUA condenam decisão de Moraes contra Bolsonaro e prometem punição para quem auxiliar o ministro

Os Estados Unidos manifestaram, nesta segunda-feira (4), uma forte condenação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou prisão domiciliar ao ex-presidente...