O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou que o responsável pelo atropelamento em massa em Nova Orleans, nos EUA, se inspirou no Estado Islâmico. O autor foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, veterano das Forças Armadas do país.
O ataque aconteceu na Canal Street e na Bourbon Street, resultando na morte de pelo menos 15 pessoas e deixando mais de 30 feridas. O autor dirigiu uma caminhonete contra uma multidão que celebrava a chegada de 2025 na madrugada de quarta-feira.
Em declaração feita em Camp David, Maryland, Biden disse que horas antes do ataque, Jabbar postou vídeos nas redes sociais mostrando sua inspiração no Estado Islâmico e expressando o desejo de matar.
O FBI já havia mencionado a suspeita de conexão do autor com o Estado Islâmico e está trabalhando para determinar possíveis associações terroristas. As investigações apontam que Jabbar não teria agido sozinho, conforme acredita um agente do FBI.
Jabbar, cidadão americano residente no Texas e ex-militar, foi morto após o ataque. Além de atropelar a multidão, ele também efetuou disparos contra policiais. O veículo usado no atentado era alugado e o FBI encontrou um potencial explosivo improvisado com o suspeito.
Comentários Facebook