Itamaraty se manifesta sobre ataque com automóvel que matou 15 nos EUA

Publicado:

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) se posicionou sobre o ataque com automóvel que resultou na morte de pelo menos 15 pessoas nos Estados Unidos. O Itamaraty divulgou comunicado na noite desta quarta-feira repudiando a violência contra a multidão americana, que deixou também mais de 30 feridos, de acordo com autoridades dos EUA.

O ataque ocorreu durante uma celebração em referência à chegada de 2025. Um ex-militar dos EUA avançou com uma caminhonete contra a multidão, atingindo várias pessoas.

“O governo brasileiro reitera seu firme repúdio a qualquer ato de violência, cometido sob qualquer pretexto, e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo dos Estados Unidos da América”, afirmou o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, em nota.

Na mesma noite, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugeriu que o autor do atentado pode ter se inspirado no Estado Islâmico. Biden mencionou que “algumas horas antes do ataque, (Jabbar) postou vídeos nas redes sociais indicando que ele é inspirado pelo Estado Islâmico, expressando um desejo de matar”.

Jabbar é um cidadão americano e residente no estado do Texas. Ele foi morto, segundo o FBI, e já foi parte do Exército dos EUA. Após parar o veículo, o autor também disparou contra os policiais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Da periferia ao Ártico: duas bolsistas partem em expedição ao extremo do planeta

Quando o sonho encontra a oportunidade, a vida se transforma. Este é o relato emocionante de duas estudantes, Thaíssa Mendes e Maria Karollina...

Bruno Reis participa de lançamento de plataforma para prevenção de desastres climáticos em Brasília

O prefeito Bruno Reis (União) esteve em Brasília para o lançamento da Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e...

Tarifas de Trump são chocante agressão ao Brasil, diz Economist

Recentemente, a revista The Economist lançou um alerta poderoso, descrevendo as ações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, como uma “chocante agressão ao...