Os prefeitos recém-eleitos no Brasil investiram em média R$ 201 por voto durante as campanhas eleitorais deste ano. Essa média foi calculada a partir dos gastos informados pelos candidatos em seus relatórios de prestação de contas à Justiça eleitoral, em comparação com o total de votos que receberam.
Um levantamento realizado pelo Metrôpoles mostrou que Arthur Vieira (PP), vencedor das eleições em Riacho dos Cavalos (PB), teve o voto mais caro do país, gastando R$ 201,86 por voto. Vieira, um empresário de 25 anos estreante na política, conquistou a vitória com uma margem apertada de apenas 22 votos a mais que seu concorrente, o atual prefeito Eudim de Du (União).
Do total de recursos arrecadados pela campanha do prefeito eleito, R$ 649,5 mil foram repassados pela direção nacional do Progressistas (PP) e R$ 50 mil pelo partido do vice. Os principais gastos foram com publicidade em materiais impressos, aluguel de comitês e serviços prestados por terceiros.
O segundo voto mais caro foi de Júnior Contador (PSB) em Novo Santo Antônio (MT), que investiu R$ 153,4 mil para obter 850 votos em uma cidade com apenas 2.015 habitantes.
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