Mexicano largou petrolífera e virou cozinheiro da metanfetamina em SP

Publicado:





PIKANG DONG METROPOLES

O ex-engenheiro químico mexicano Guillermo Fabian Martinez Ortiz, de 40 anos, abandonou a estatal petrolífera mexicana Pemex para se tornar cozinheiro de metanfetamina em São Paulo. Conhecido como “Fantasma”, ele é suspeito de ter participação ativa no submundo da droga na cidade.

Ortiz é um dos principais alvos da Operação Heisenberg, realizada pela Polícia Civil de São Paulo, com o objetivo de deter 60 integrantes de um grupo internacional que controla o mercado de metanfetamina na região.

A operação, inspirada na série de TV Breaking Bad, tem como foco desmantelar grupos ligados ao tráfico da droga. Ortiz já havia sido detido uma vez em posse de metanfetamina, armas e equipamentos para sua produção. Após cumprir parte da pena, foi autorizado a aguardar em liberdade.

Foi durante a Operação Heisenberg que Ortiz passou a ser investigado como um dos principais fornecedores de um grupo de traficantes chineses em São Paulo.

A metanfetamina ganhou popularidade na cidade, sendo utilizada em práticas de “chemsex” para intensificar relações sexuais. Após a prisão de um grupo de chineses com grande quantidade da droga, as autoridades descobriram uma extensa rede de tráfico, na qual Ortiz era uma peça-chave.

Conversas em celulares apreendidos mostraram que Ortiz negociava armas e drogas com traficantes chineses, além de sua esposa receber transferências financeiras desses indivíduos.

Ortiz, conhecido como “Fantasma” entre os chineses, segue foragido e é procurado pelas autoridades, assim como outros mexicanos ligados à operação.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolívia em transe 

Neste domingo (17), a Bolívia se prepara para um momento decisivo em suas eleições gerais, em meio a uma crise econômica acentuada e...

Vereadora reclama de cobranças aos domingos: “Preciso meter”. Vídeo

Em Ponte Nova (MG), uma declaração de Fernanda Bitenco, vereadora do município, gerou controvérsia nas redes sociais. A parlamentar expressou sua insatisfação com...

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...