CNJ prevê entrega de certidões de óbito corrigidas de mortos e desaparecidos na ditadura em fevereiro

Publicado:

CNJ prevê entrega de certidões de óbito corrigidas de mortos e desaparecidos na ditadura em fevereiro

Em fevereiro, os familiares dos 434 mortos e desaparecidos da ditadura militar no Brasil, identificados pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), receberão gratuitamente certidões de óbito corrigidas. O Conselho Nacional de Justiça formalizou a comunicação ao ONRCPN para atualização, informando que as mortes foram causadas de forma violenta pelo Estado durante a ditadura.

O ONRCPN identificou 202 casos de correção e 232 novos registros de óbito. Os familiares não precisarão ir aos cartórios, pois os tribunais estaduais serão responsáveis pela atualização. Os cartórios terão os custos ressarcidos e terão 30 dias para produzir os novos registros, seguindo a resolução do CNJ. Posteriormente, as certidões serão entregues pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Se você se identifica com essa causa ou conhece alguém que possa se beneficiar dessa ação,compartilhe essa informação com sua rede e fique por dentro das atualizações sobre os direitos humanos no Brasil. Gostaríamos de ouvir sua opinião nos comentários abaixo. Juntos,podemos contribuir para um país mais justo e igualitário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esposa do delegado-geral de Alagoas é alvo da PF por fraude no CNU

Aially Xavier, esposa do delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) chamada Última...

Jerônimo evita “interferir” na AL-BA em processo envolvendo Binho Galinha: “Vamos aguardar”

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que não pode "interferir" no...