Mais de 80 associações francesas, incluindo importantes organizações como a Liga dos Direitos Humanos, France Terre d’Asilo e Emmaüs France, anunciaram sua saída do X (antigo Twitter) em manifestação contra as políticas da plataforma sob Elon Musk. Consideram o X um sério risco para a liberdade de expressão.
Em comunicado, as 87 entidades atuantes nas áreas sociais, ambientais, de liberdades e da imprensa reconhecem a perda de um canal importante ao deixar a plataforma, mas destacam que o X representava inicialmente um espaço de expressão livre que se tornou uma séria ameaça, citando a promoção de conteúdos nocivos e a falta de moderação nos algoritmos.
Convidam aqueles preocupados com suas causas a abandonar o X em massa, mantendo a comunicação em plataformas alternativas como Bluesky e Mastodon.
Dia da posse de Trump
O movimento de abandono do X em 20 de janeiro, data da posse de Donald Trump, tem ganhado adesão de diferentes setores. Orgãos de saúde, imprensa e instituições culturais têm se unido à manifestação na França e na Europa, evidenciando preocupações com desvios antidemocráticos.
Elon Musk, em meio às críticas de disseminação de desinformação, defende uma visão radical da liberdade de expressão e se opõe a qualquer forma de censura.
Facebook Comments