Lula pensa reforma ministerial, mas deve esperar sucessão no Congresso

Publicado:

Lula pondera reforma ministerial, aguardando eleição no Congresso

A reforma ministerial planejada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em espera até a definição dos novos líderes da Câmara dos Deputados e do Senado, marcada para 1º de fevereiro.

Mudanças na Esplanada

  • Lula expressou a intenção de promover mudanças em alguns ministérios para fortalecer a relação com o Congresso e agilizar a aprovação de pautas prioritárias.
  • O governo atual tem membros do MDB, PSD, Republicanos, PP, União e PT à frente de pastas ministeriais.
  • O favorito para presidir a Câmara é Hugo Motta (Republicanos-PB). No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) desponta como favorito.

Embora o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tenha indicado mudanças iminentes em janeiro, fontes próximas a Lula sugerem que ele aguarde a definição das mesas diretoras.

Dança das cadeiras

Há especulações de que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), possam assumir cargos nos ministérios após seus mandatos. Pacheco é cotado para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, enquanto Alckmin é apontado para a Defesa.

Outras pastas próximas à Presidência, como a Secretaria-Geral, também podem passar por mudanças, como a recente troca na Secom. As movimentações visam aprimorar a gestão e fortalecer a base aliada do governo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candangão Sub-20: confira os resultados dos jogos deste sábado (19/7)

Na tarde vibrante deste sábado (19/7), o espetáculo do Candangão Sub-20 trouxe emoções intensas com as três primeiras partidas das quartas de final....

Eduardo ironiza nova decisão de Moraes em inquérito: “Memes matam”

Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, deu o que falar após ironizar a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O ministro decidiu...

Homem é preso por atirar pedra em ônibus e ataques chegam a 520 em SP

Em um cenário alarmante, a cidade de São Paulo testemunha uma onda de vandalismo sem precedentes. Na última sexta-feira, um homem de 29...