Diárias do STF: especialistas apontam privilégio a juízes em Brasília

Publicado:

Especialistas apontam privilégios a juízes em Brasília. Estudiosos do Poder Judiciário classificam como condenáveis o pagamento mensal de R$ 10,5 mil em diárias a juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também recebem auxílio para se mudarem para a capital federal.

Juízes do STF e do CNJ têm recebido diárias em acúmulo com auxílio-mudança - Metrópoles

O pagamento de um limite de 10 diárias de R$ 1 mil tem sido feito como uma espécie de “auxílio-moradia” turbinado a juízes que auxiliam a cúpula do Poder Judiciário. As regras para o benefício foram ampliadas em um julgamento virtual administrativo do STF e em uma decisão no CNJ liderada pelo ex-presidente dos dois órgãos, Dias Toffoli, em 2019.

Para Rafael Viegas, professor de Ciência Política da FGV, esse entendimento pode ser considerado um privilégio, comprometendo a transparência e a confiança na Justiça. A prática de emitir resoluções em julgamentos virtuais administrativos levanta preocupações sobre a falta de controle externo.

Para Bruno Carazza, doutor em Direito e autor do livro “O País dos Privilégios”, a concessão das diárias em conjunto com o auxílio para mudança revela práticas condenáveis. Ele aponta a expansão dos pagamentos extras como remuneração disfarçada de indenizações.

Esse caso ilustra uma situação generalizada de falta de disciplina nos pagamentos extras, evidenciando a necessidade de revisão e transparência nas práticas adotadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Academia escolhe filmes brasileiros para disputar prêmios na Espanha

O cinema brasileiro continua a se destacar na cena internacional. Os filmes "Manas", de Marianna Brennand, "Kasa Branca", de Luciano Vidigal, e "Oeste...

Conversa de Lula com Trump será por telefone, diz chanceler brasileiro

Nova York e Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da...

Alvo da Carbono Oculto, Reag pedirá cancelamento de registro na CVM

A Reag Capital Holding anunciou que, em breve, deve protocolar um pedido de cancelamento voluntário de seu registro como companhia aberta na Comissão...