Observar o horário das refeições é fundamental para manter a saúde e otimizar as funções do organismo. O renomado especialista em longevidade, Valter Longo, diretor do Instituto da Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, ressalta que o jantar deve ser feito pelo menos três horas antes de dormir. Em outras palavras, para quem costuma dormir à meia-noite, o ideal é jantar por volta das 21h.
Jantar muito tarde pode prejudicar os ritmos circadianos, responsáveis por coordenar as transições do corpo entre os períodos de atividade e repouso. Além disso, essa prática pode afetar a eficácia do metabolismo na queima de calorias, conforme alerta o especialista.
O professor de nutrição da Universidade de Surrey, no Reino Unido, Adam Collins, salienta a importância de um jejum prolongado entre o jantar e o café da manhã. Esse intervalo permite que o corpo entre em uma fase catabólica, utilizando as reservas de gordura como fonte de energia.
Segundo Collins, esse jejum ajuda a adestrar o corpo para desempenhar suas funções naturais, como queimar carboidratos quando ingerimos esse tipo de alimento e queimar gorduras quando estamos em jejum, contribuindo para a eficiência metabólica.
Estudo Identifica Dois Alimentos que Aumentam o Risco de Câncer de Estômago.
Comentários Facebook