Autorizada a construção do Hospital da Costa das Baleias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A ordem de serviço, assinada em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (5), é um marco importante para a região extremo sul da Bahia.

A autorização é uma das fases da ação planejada e coordenada do governo estadual, com vários municípios, para ampliar a oferta dos serviços de saúde na rede pública.

O Hospital da Costa das Baleias será construído em Teixeira de Freitas, dada a posição geográfica privilegiada, servindo não apenas ao município, mas à todos da região extremo sul da Bahia (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda).

DSC 0870 scaled
Município de Caravelas se destacou no evento de autorização do início das obras do Hospital da Costa das Baleias

A unidade irá oferecer atendimentos de média e alta complexidade, incluindo neurointervenção, tratamento de câncer, serviço de hemodinâmica (tratamento da circulação e pressão sanguínea), intervenção vascular e cardiológica.

Serão construídos sete salas de cirurgia, 180 leitos (30 deles dedicados à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI). O investimento é de R$ 200 milhões entre prédio e equipamentos. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul e Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, afirmou que a construção da unidade é a realização de um sonho. �??Não só para Teixeira de Freitas, mas para toda a nossa região, porque hoje nós temos aqui a primeira Policlínica da Bahia e, como lá apenas eram realizados os exames, faltava o atendimento hospitalar para continuar o tratamento�?�, disse.

DSC 0839 scaled
Evento contou com a participação de prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e vários nomes da política regional

O Governador da Bahia, Rui Costa afirmou que o estado é um dos que mais investem em saúde pública. �??Construímos 16 hospitais estaduais, nos últimos 16 anos, mesmo a Bahia ocupando apenas a décima sexta posição entre os 27 estados brasileiros em arrecadação. Ainda assim, estamos há seis anos seguidos em segundo lugar dentre os estados com maiores investimentos públicos de forma geral, ficando atrás apenas de São Paulo, com arrecadação 7 vezes maior que a Bahia”, argumentou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

Alinhamento estratégico com profissionais da saúde (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma série de reuniões para alinhamento estratégico no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com servidores que trabalham no atendimento ao usuário da rede pública de saúde, como marcadores

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

Ação de conscientização sobre combate do trabalho infantil (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio da Ação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – promoveu na quinta-feira (25) uma

Tire suas dúvidas sobre a UPA de Teixeira de Freitas

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) faz parte da Rede de Atenção às Urgências, centralizando os cuidados de saúde de nível intermediário. Ela se integra a uma rede que inclui a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o SAMU 192, visando uma assistência organizada