O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, receberá nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump, que havia prometido priorizar a deportação durante sua campanha eleitoral.
Embora o Itamaraty não tenha confirmado as nacionalidades dos deportados, informações apuradas indicam que 88 passageiros são brasileiros. Este voo não é o primeiro com deportados que chega ao Brasil em 2025. Em 10 de janeiro, ainda na gestão de Joe Biden, um avião com 100 deportados pousou na capital mineira.
Na noite de quinta-feira (23), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou em suas redes sociais que 538 imigrantes ilegais foram detidos nos Estados Unidos desde a posse de Donald Trump, na última segunda-feira (20), marcando o início do que ela chamou de “maior operação de deportação em massa da história”.
Dentre os 538 detidos estão um suspeito de terrorismo, quatro membros de uma gangue mexicana e outros indivíduos condenados por crimes sexuais menores. É importante ressaltar que parte desses deportados, que chegaram ao aeroporto de Confins, provavelmente tenha sido detida durante a gestão Biden, devido ao lapso temporal entre as deportações.
Comentários Facebook